Estudos em casa: Como auxiliar as crianças em meio a quarentena?

É bem verdade que não tem sido nada fácil enfrentar os desafios do confinamento social devido a Pandemia do COVID-19, mas essa nova rotina fica ainda mais difícil para os pais, já que precisam lidar com as crianças em casa e sem escola.
Grande parte dos pais ficam em dúvida de como abordar o assunto com os filhos e ainda ficam em busca de atividades que possam preencher o tempo das crianças. Realmente os desafios são muitos, os pais precisam trabalhar e muitas vezes fica difícil criar uma rotina. Sendo assim, seguem algumas dicas para orientá-los e auxiliá-los, apontando caminhos para que o novo cenário se torne mais leve e tranquilo.
• Crie uma rotina de estudos: É preciso estruturar uma rotina para seu filho, parecida com a ele tinha na escola. Defina uma agenda semanal de estudos, horários específicos de início, término e inclusive de intervalos.
• Faça combinados: Para o bom andamento de uma rotina, é preciso regras, sejam elas em relação aos horários de dormir, de estudar ou de brincar. Faça combinados com as crianças, deixando claro as regras básicas no que diz respeito às expectativas em torno dos estudos e das horas de lazer. Lembre-se: Essa é uma oportunidade de conversar mais com seus filhos e passar mais tempo com eles, mas sem comprometer o seu trabalho e outros afazeres.
• Organize o ambiente onde ocorrerão as atividades escolares: Esse local precisa estar organizado e livre de distrações.
• Participe do processo, mas mostre para seu filho que estudar é responsabilidade dele: Longe do ambiente escolar, os alunos podem se sentir perdidos sem a figura constante do professor, isso é natural. É importante que os pais motivem seus filhos, participem das tarefas que possam ser realizadas em conjunto e os auxiliem no que for possível, porém, mostrem que mesmo que estejam estudando em casa, a responsabilidade pelos estudos continua sendo deles. Claro, isso se torna mais viável em crianças maiores e adolescentes.
• Incentive o exercício físico: Manter o corpo e mente saudáveis são essenciais para aprender.
• Reserve um tempo para família: Crie momentos de lazer em família, como cozinhar, assistir filmes, realizar leituras. Aproveitem os momentos de diversão.
E se for necessário, peça ajuda, seja para o filho mais velho, algum familiar próximo, ou até mesmo um profissional. Peça ajuda sem culpa! Sabemos que vivemos um momento atípico e desafiador. Faça o que você pode, sem se culpar se você não der conta de tudo. Isso vai passar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *