O que fazer quando as crianças estão com medo?

Nunca ria ou seja sarcástico sobre o medo dela, essa atitude pode diminuir a confiança e ainda passar uma mensagem de que o que ela sente não é importante para você.

Estimule a falar sobre o medo e observe se está ligado a fenômenos naturais ou se ela entrou em contato com algo inapropriado a idade dela.

Se o medo estiver relacionado com o escuro ou ao fato de dormir sozinha, ensine quais são os barulhos que podemos ouvir a noite, quando tudo fica em silêncio, como o vento, tic-tac do relógio por exemplo, mostrando que são eventos normais mas que só conseguimos observar quando as coisas estão em silêncio.

Uma ideia que normalmente pode levar a criança a se sentir melhor é construir com ela uma história engraçada sobre aquilo que ela tem medo, ou seja, se ela tem medo de um determinado monstro, inventem a partir dele um personagem desastrado e bobão. Um bom exemplo é a cena das histórias de Harry Potter em que o professor ensina os alunos da escola a transformar o bicho papão em algo engraçado.

É importante criar com a criança uma história de superação, dessa forma ela conseguirá enfrentar aquilo que tem medo e perceberá o quanto é corajosa.

Lembre-se, seu papel é fundamental para o bem estar dela. Não force a criança a entrar em contato com aquilo que tem medo, ajude a enfrentar de forma gradativa para que ela perceba que o medo pode ser maior do que “a coisa” em si.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *