Você já se questionou se as capacidades do seu filho estão dentro da normalidade?

Por Jenifer Simões, psicóloga na Crauss Psicologia

A inteligência tem sido um dos assuntos mais estudados ao longo dos anos, em grande parte devido à necessidade de explicar as diferenças individuais e sua utilização no uso de informações.

A Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC-IV) pode ser utilizada para o amplo entendimento do funcionamento cognitivo. Por meio dessa ferramenta, pode-se identificar talentos ou deficiências intelectuais, capacidades e dificuldades de percepção em crianças, sob diferentes condições neurológicas e de desenvolvimento. Essa escala é destinada a crianças e adolescentes de 6 anos e 0 meses à 16 anos e 11 meses.

O WISC-IV é um instrumento clínico de aplicação individual que tem como objetivo avaliar a capacidade intelectual dos indivíduos e o processo de resolução de problemas.

Os resultados obtidos a partir dos 15 subtestes servirão de base para planejar um tratamento ou uma tomada de decisão clínica ou pedagógica, assim como descobrir as principais potencialidades.

O teste pode ser utilizado na avaliação psicodiagnóstica de crianças superdotadas, com deficiências mentais leves ou moderadas, com Transtornos de Aprendizagem, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), com distúrbio de linguagem expressiva e receptiva, Autismo, Síndrome de Asperger, entre outros.

O cérebro da criança e do adolescente ainda está em desenvolvimento, por isso, não é esperado o mesmo tipo de habilidade e aprendizado de uma criança de 8 e um adolescente de 15 anos de idade. Essa diferença acontece pelo fato do cérebro estar mudando ao longo da infância e adolescência. Algumas áreas cerebrais amadurecem precocemente, como a acuidade visual e processamento auditivo, já em outras áreas que desenvolvem o aprendizado e a atenção se desenvolvem durante toda a infância. Dessa forma, a avaliação neuropsicológica tem áreas de concentração de acordo com a idade de cada pessoa.

Tem dúvidas em relação a capacidade de aprendizado do seu filho?

Os professores já fizeram observações a esse respeito?

Pode ser importante fazer uma avaliação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *