Tamara Konrath, Neuropsicopedagoga parceira da Crauss Psicologia
Dificuldade é diferente de transtorno de aprendizagem. Alguns educadores, pais e outros profissionais confundem esses conceitos, o que pode levar a diagnósticos e intervenções equivocadas, prejudicando o desenvolvimento da criança.
Segundo a professora, a criança não aprende como seus colegas e não "acompanha" a turma. Esse sujeito certamente tem dificuldade de aprendizagem, ou seja, apresenta defasagem para adquirir competências, mas sem uma causa evidente. A criança está apontando problemas e é necessária uma investigação.
Na investigação, chega-se a duas hipóteses: A primeira é de que a criança apresenta dificuldade de aprendizagem causada por algum acontecimento ou situação frustrante (mudança de escola, morte de uma pessoa próxima, chegada de um irmão, separação dos pais). Mas, se as dificuldades persistirem e acompanharem o histórico do indivíduo, sem haver uma causa evidente, pode ser que ele tenha um transtorno de aprendizagem.
Normalmente é na escola que esses transtornos/dificuldades são percebidos e assim, a criança é encaminhada ao Neuropsicopedagogo, para avaliar, diagnosticar e intervir, a fim de minimizar essas dificuldades e auxiliá-la na aquisição do conhecimento.
Comments