top of page

Uso de substâncias: “Parecia inofensiva mas te dominou”

Por Camila Sartori - Psicóloga na Crauss Psicologia


O uso de substâncias psicoativas, como o álcool, por exemplo, é algo comum e frequente na nossa sociedade. Algumas pessoas podem acabar utilizando a substância como uma forma de buscar prazer, ou para diminuição de algum sofrimento. Porém, quando o uso desta substância começa a atrapalhar atividades do dia a dia, questões do trabalho e a dificultar relações com pessoas próximas. Talvez seja o momento de refletir sobre este comportamento.

O transtorno por uso de substâncias, se caracteriza por um padrão patológico de comportamentos relacionados ao uso da droga. A pessoa dependente apresenta um aumento na quantidade e frequência do uso de uma substância, ou seja, necessita cada vez mais de doses maiores para atingir o efeito desejado. Manifesta um desejo intenso em consumir a substância, e na falta dela, pode ter sintomas de abstinência, como tremores, taquicardia, ansiedade, irritação, alteração no sono e entre outros.

Os tratamentos cada vez mais vem se mostrando eficazes para a dependência química, no entanto, recaídas fazem parte do processo. Busque ajuda psicológica para juntos desenvolverem habilidades para resistir ao uso da droga e descobrir outras formas de sentir prazer. Você merece uma vida que vale a pena ser vivida!


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page